< ATENÇÃO - A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS VISA APENAS A ELIMINAÇÃO DE SPAM... NÃO SE INIBA... PUBLICAREMOS OS SEUS COMENTÁRIOS

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

SOFLUSA... ESTOU FARTA DELES....

ACTUALIZAÇÃO de 26 de Fevereiro de 2007
Post Inicial - 5 de Fevereiro
Pois é caros vizinhos, cá estou eu novamente após um interregno de alguns dias.

Hoje devem ter reparado no nevoeiro, não é... E provavelmente vós, se calhar a maioria, utilizadores diários dos serviços magnificamente prestados pela SOFLUSA também se devem ter dado conta dos ATRASOS...

Pois eu dei... e estou farta deles... vai daí que resolvi começar a mexer-me... Se eu não me mexer por mim, quem mexerá?

"Lisboa, 05 de Fevereiro de 2007

À Direcção-Geral de Transportes Terrestres e Fluviais
Departamento de Reclamações


Exmos. Senhores,

Tendo V. Ex.as a missão de: “
Promover o desenvolvimento do sistema de transportes rodoviários e assegurar o seu funcionamento, por forma a satisfazer as necessidades de mobilidade e acessibilidade, com níveis de eficiência e qualidade, cabendo-lhe, também garantir a articulação interna e a coordenação com os restantes modos de transporte, assim como colaborar na definição da política global para o sector de transportes.” ,in , venho por este meio efectuar uma exposição a V. Ex.as no sentido de fiscalizarem as actuações da Soflusa, quer no atendimento aos utentes, quer na qualidade da sua prestação de serviços.

A Soflusa, entidade responsável pelo transporte fluvial entre Barreiro/Lisboa tem nestes últimos tempos prestado um mau serviço aos seus utentes, quer pelas Greves consecutivas, quer pelas más condições climatéricas, nomeadamente nevoeiro ou ventos fortes. Embora em ambos os casos a Soflusa não seja directamente responsável, não se compreende, principalmente no que concerne ao nevoeiro, e face às actualizações tecnológicas dos equipamentos dos novos barcos, que existam supressões ou atrasos de carreiras.

Dou o exemplo de hoje, dia 05 de Fevereiro de 2007, em que, tendo chegado à Estação Fluvial do Barreiro às 08h:35m, encontrei já bastantes utentes à espera de poderem entrar para o terminal devido ao atraso de carreiras (cujo atraso era divulgado por altifalantes, informando também a causa – razões de segurança motivadas pelas condições climatéricas). Aqui, o intervalo entre carreiras era de cerca de meia-hora. Para além dos atrasos provocados pelo nevoeiro temos depois o acumular de passageiros na estação, o que ainda atrasa mais.

A questão que coloco a V. Ex.as é a seguinte, se a esta hora, devido ao nevoeiro, o atraso era de meia-hora porque é que, a partir das 09:15, sendo aparentemente as condições de visibilidade exactamente as mesmas, o atraso passou a ser menor, entre 10 a 15 minutos? Se os barcos possuem radares e a Estação do Barreiro possui 3 pontões (e dois átrios de saída) não seria possível fazer sair 3 ou 2 barcos simultaneamente, mesmo que a viagem demorasse muito mais tempo – por razões de segurança óbvias?

O outro motivo da minha exposição prende-se com o atendimento aos utentes no que diz respeito a questões administrativas, mais concretamente às justificações. Já por duas vezes que na Estação da Soflusa no Barreiro me são negadas as justificações, alegando as funcionárias que as mesmas serão passadas em Lisboa, aquando da chegada do utente. Das duas vezes apresentei Reclamação Escrita – na primeira vez enquanto preenchia o Livro de Reclamações houve alteração de funcionamento da Soflusa, tendo-me sido passada uma justificação.

A questão que coloco é a seguinte: a Soflusa não é obrigada a passar a justificação no local em que há falha na prestação do serviço? Sendo a justificação um elemento informativo para a entidade patronal julgo que o importante é saber que o trabalhador chegou a horas ao local de transporte (de forma a chegar atempadamente ao serviço) e que chegou mais tarde ao seu emprego por motivos alheios. Qual é a lógica de saber que o trabalhador chegou às X horas ao local de destino? O importante é que às horas em que devia apanhar o transporte, estava lá, mas que por qualquer motivo a transportadora não prestou o serviço.

Em anexo seguem as duas reclamações apresentadas por mim e a justificação da Soflusa dada hoje (05/02/2007) à hora de chegada em Lisboa.

Grata pela atenção dispensada fico a aguardar uma resposta de V. Ex.as.

Com os melhores cumprimentos,"


Não enviei cópia para a SOFLUSA. A falta de respeito que têm tido pr'a comigo, UTENTE, não lhes dá essa benesse....


Agradeço que comentem, quem sabe não temos opiniões idênticas e não possamos tomar outro tipo de atitude? Talvez um abaixo-assinado on-line, como já hoje me propuseram...
Bem, já recebi pelo menos uma resposta da SOFLUSA, com data de 15 de Fevereiro, que passo a citar e que, cá para mim, vai direitinha para a DGTTF:
"(...) A Direcção Comercial da Transtejo/Soflusa informa que tomou conhecimento da sua reclamação [Ainda bem...].
Correspondendo ao solicitado e reiterando o esclarecimento que lhe foi prestado pelo responsável pelo terminal do Barreiro, informa-se que por norma [e quando não é por norma?] a empresa fornece as justificações, em caso de supressão ou perturbação nas ligações fluviais, no terminal de destino e não de origem [Porquê? Qual a lógica? Onde está a explicação?].
Lamentamos o transtorno causado [Qual deles? O estar à espera de barco porque o serviço não é prestado ou o ir novamente para a fila, no local de destino, para pedir uma justificação?]."
Gostaram? Eu também!
Vou dando notícias!

2 Comentários:

At 05 fevereiro, 2007 13:02, Anonymous Anónimo said...

Querida amiga,
Eu estou contigo, pois já tentei reclamar através de email para a Soflusa, e após não ter obtido resposta liguei para a Soflusa, onde fui informada que só aceitam reclamações por escrito. E eu a pensar que o email era uma forma escrita, pelos vistos enganei-me!!Andei eu tantos anos na escola...
Dora Graça

 
At 05 fevereiro, 2007 13:24, Blogger Stolen Inc said...

Só pra dizer que a DGTT já respondeu, às 13h:13m

"Boa tarde

Remetemos este e-mail que foi enviado para o NCA através do endereço geral da DGTTF

Cumprimentos"

O NCA é o Núcleo de Coordenação e Apoio, dirigido pelo Eng.º Arnaldo Melgas.

Parece que estamos com sorte, se for tão "MELGAS" como eu se calhar vamos a algum lado... Eh, Eh!

Vou dando notícias!

 

Enviar um comentário

<< Home

Para que todos se possam expressar sem receio de "retaliações" (no sentido figurado) sugere-se a utilização de «nicknames» (nomes fictícios).
Os Gestores do Blog informam que quaisquer comentários considerados ofensivos serão imediatamente retirados do Blog.